Block Printing: detalhes feitos à mão que enriquecem a moda sustentáve – utopiar

Block Printing: detalhes feitos à mão que enriquecem a moda sustentável

 

Processo artesanal do block print mão de uma mulher desenvolvendo a estampa de cereja
Oficina de Block Print da utopiar

 

Conheça uma das técnicas de estamparia manual mais antigas

O Block Printing, ou como é traduzida do inglês: Impressão xilográfica é uma das técnicas de estamparia mais antigas. Ele tem como principal característica a arte de tingir e colorir tecidos à mão através de carimbos de madeiras ou acrílico.

Considerado como o “pai” da estamparia moderna, o Block Printing passou a ser revisitado nos últimos anos após a crescente valorização dos produtos feitos à mão. Na moda, essa tendência ficou ainda mais em evidência com o início da quarentena, quando muitas pessoas aprenderam técnicas artesanais para se sentirem bem, se distraírem e customizarem suas roupas.

Criada na China, a técnica tradicional de estamparia ganhou visibilidade e identidade na Índia. Ao longo dos anos, o método ganhou várias maneiras de aplicação, sendo que cada uma delas reflete suas raízes históricas e culturais

 

Carimbo de cereja utilizado para fazer a técnica de estamparia artesanal Block Printing
Oficina de Block Print da utopiar

 

Confira algumas dessas técnicas: 

  • Block Printing Direto: O primeiro passo dessa técnica é branquear o tecido (normalmente algodão ou seda). Em seguida o tecido é estampado por blocos esculpidos. Sendo primeiro impresso as linhas do desenho e depois as cores.
  • Block Printing por Resistência: Também conhecida como Dabu Printing, é desenvolvida por um método de pré tingimento, em que o primeiro passo é proteger dos corantes as áreas que não levarão o tingimento. Só depois o carimbo de madeira é aplicado na peça. O diferencial dessa técnica é que a estampa só aparece após a lavagem.
  • Block Printing por Remoção: Nesta técnica, o tecido primeiro é tingido. Depois usa-se um produto químico aplicado com os carimbos de madeira, removendo o corante do tecido e, assim, criando os desenhos.

 

Camisa estampada com técnica de Block Printing
Camisa da Coleção Desfrute estampada com Block Print

 

Roupas que transformam vidas

Você já sabe que nossas roupas transformam vidas. Por isso, para a coleção Desfrute, ensinamos técnicas de block printing para mulheres que estão ressignificando histórias de violência doméstica para que elas possam resgatar a auto-estima e gerar renda. São elas quem aplicam as cerejas que concretizam a inspiração dessa coleção: desfrutar a vida.

Cada cereja é feita pela combinação de dois carimbos: a fruta vermelha e o caule verde. Por ser um trabalho tão rico em detalhes e de técnica tão minuciosa, cada peça é única e conta uma história diferente.

Confira as peças da coleção Desfrute e se apaixone pela sofisticação do block printing.

Obrigada! Aqui está o seu cupom: PRIMEIRACOMPRA. Não perca a oportunidade e venha utopiar com a gente :)