Camisetas que contam histórias – utopiar

Camisetas que contam histórias

Um dia eu estava na fila do supermercado com uma das minhas camisetas favoritas da utopiar, quando uma mulher me abordou e perguntou se tinha sido eu quem havia bordado aquela camiseta.  Eu disse que na verdade tinham sido mulheres que estavam rescrevendo suas histórias de violência doméstica, e que o bordado foi inspirado na experiência delas. A mulher parou por um segundo, olhou mais uma vez para a frase na minha camiseta que dizia ‘Perfeitamente Imperfeita’, e depois me disse: “Eu senti que a sua camiseta estava conversando comigo, eu realmente precisava ouvir isso hoje. Obrigada.” Eu sorri para ela, disse que tinha ficado feliz com o seu comentário, e sem saber muito bem como agir, voltei minha atenção para a fila do caixa e logo fui embora. Mas aquilo ficou na minha cabeça por muitos dias.

As camisetas da utopiar são rodeadas por histórias. Normalmente pensamos nas histórias das mulheres que as fazem, e das pessoas que as vestem, mas existem também as histórias das pessoas que as vêem. Essa situação no supermercado me fez pensar que muitas vezes nós impactamos a vida de outra pessoa sem nem mesmo saber. E é por isso que na utopiar acreditamos tanto na importância de vestir roupas com mensagens positivas; elas fortalecem as mulheres que as fazem, as que as vestem, e as que as vêem. 

Mulher vestindo camiseta rosa com bordados de flores em roxo e verde
Camiseta Lavanda Utopiar

Falando das mulheres que as fazem, assim como eu contei para a moça do supermercado, as camisetas utopiar são bordadas por mulheres que estão ressignificando suas histórias de violência doméstica. O que eu não contei para ela, é que para muitas dessas mulheres bordar não é apenas uma maneira de gerar renda, mas é também uma forma de reencontrar sua auto estima e escapar de uma realidade difícil. 

Além do impacto na vida das nossas beneficiárias, também trabalhamos para que os nossos produtos tenham o menor impacto ambiental possível. Um exemplo disso, é o uso do algodão orgânico na produção das nossas camisetas. O cultivo do algodão orgânico é feito através de um sistema de rotação de culturas, ou seja há uma alteração de espécies no mesmo espaço fazendo com que os nutrientes do solo não se esgotem, e sua saúde seja preservada. Outra característica importante, é que esse tipo de cultivo não usa agrotóxicos nem sementes geneticamente modificadas. Em relação ao cultivo convencional, o orgânico reduz as emissões de gases de efeito estufa em 58%. Apesar disso tudo, a produção orgânica representa apenas 0,7% da oferta mundial de algodão, ou seja, a grande maioria de roupas feitas de algodão ainda tem um impacto enorme no meio ambiente. 

Mulher usando Camiseta Azul Marinho Bordada com escrito "Bem Me Quero"

Camiseta "Bem Me Quero" Utopiar

 

São muitas as histórias de impactos positivos que as nossas camisetas carregam, e nós acreditamos que elas também podem ter um impacto positivo na vida das pessoas que as vestem. Então o meu conselho para você, é que você escolha uma das nossas camisetas, e saia por aí espalhando mensagens de positividade. Quem sabe um dia também não te param no supermercado assim como fizeram comigo? 

E para ajudar, essa semana nossas camisetas “Bem Me Quero” e “Lavanda” estão com 15% de desconto!  Não tem como perder essa oportunidade, não é mesmo? 

Prontinho! Agora é só usar o cupom PRIMEIRACOMPRA ao finalizar seu pedido :)