Deixa eu te contar sobre nossas oficinas – utopiar

Deixa eu te contar sobre nossas oficinas

Eu comecei a trabalhar na utopiar faz pouco tempo, e na semana passada eu tive a oportunidade de participar de uma das nossas oficinas de bordado, e eu queria te contar um pouco sobre como foi essa experiência para mim. 

Eu já sabia que as mulheres que participavam das oficinas tinham passado, ou estavam passando, por situações de violência doméstica. Eu sabia que através do bordado elas encontravam uma maneira de gerar renda e de recuperar a auto estima, mas até aquele momento, isso ainda era algo abstrato na minha cabeça, porque existe uma diferença muito grande entre saber e ver isso acontecendo.  

 

imagem do bordado em oficina da utopiar ao lado de imagem de uma mulher branca de costas vestindo kimono amarelo pôr do sol
Oficina de bordado da utopiar e Kimono Bordado Pôr do Sol

 

Eu tive a oportunidade de conversar mais a fundo com uma das mulheres, a Violeta. Nós nos conectamos de imediato porque ambas usamos óculos, então ficamos contando situações engraçadas que só pessoas que usam óculos entendem, como entrar no banho de óculos, ou pegar no sono usando óculos e acordar desesperada sem saber onde eles estão. Quando ela enfim compartilhou comigo a sua história, a história que a fez chegar até a utopiar, nós já tínhamos construído um vínculo, e eu sabia que não seria fácil ouvir o que ela iria me contar, e de fato não foi. 

Apesar disso, o maior impacto que a nossa conversa teve em mim, foi ver a felicidade que ela estava sentindo em aprender a bordar, algo que ela via sua avó fazendo com perfeição quando era criança. Ela também me disse sobre o quanto estava sendo bom para ela sair de casa e se encontrar com outras pessoas. Pessoas que queriam o bem dela, que queriam ver ela se reerguer e reconstruir sua vida. Aquela era a terceira oficina que a Violeta participava, e apesar de ter sido o nosso primeiro encontro, ficou nítido para mim que ela estava se tornando uma versão ainda mais incrível dela mesma. 

 

Imagem da oficina de bordado utopiar do lado de uma imagem de mulher branca segurando buquê de flores e vestindo um kimono rosa com cactos bordados
Oficina de bordado da utopiar e Kimono Bordado Cacto

 

A geração de renda é uma parte muito importante do impacto que a utopiar tem na vida dessas mulheres. Por exemplo, através da renda elas conseguem sair da casa de seus agressores e encontrar seu próprio espaço. Mas o maior impacto é mostrar que elas são capazes de reconstruir suas vidas. Violência doméstica não é apenas física, mas também são agressões psicológicas. Se trata de ouvir por muitos e muitos anos que você não é capaz, que não tem valor. Então quando essas mulheres encontram um lugar que as acolhem, que as permite compartilhar suas histórias, um lugar que mostra que elas são capazes, é aí que está o verdadeiro impacto. 

Eu estou te contando essa história, porque cada uma das peças da utopiar carrega esse impacto em seus bordados ou tingimentos. E quando você veste uma peça da utopiar, você também está dizendo para essas mulheres que elas são capazes, que além de utopiar, elas podem construir uma vida melhor.  

Mulher vestindo kimono verde com bordado de rosa vermelha nas costas

 

 

Prontinho! Agora é só usar o cupom PRIMEIRACOMPRA ao finalizar seu pedido :)