Entenda o que são negócios de impacto social – utopiar

Entenda o que são negócios de impacto social

Oficina de Tingimento Utopiar
Oficinal de Tingimento - Utopiar

 

Vamos conversar sobre negócios de impacto social? Você provavelmente já ouviu falar sobre esse tema, mas sabe de fato o que significa isso?

A geração de impacto social positivo é o resultado de iniciativas voltadas para ações sociais urgentes. Em outras palavras, são empreendimentos que ajudam a melhorar a realidade de uma sociedade e ou comunidade.

Quem gera impacto social?

A geração de impacto social costuma ser muito associada às organizações do terceiro setor, que são chamadas de forma genérica de organizações não-governamentais. Dentro desse setor, existem diversas formas de organizações como associações, institutos e oscips. Mas as empresas também podem nascer com a missão de gerar impacto social positivo, como é o caso da Utopiar, que nasceu com o propósito de apoiar mulheres que estão ressignificando histórias de violência doméstica.

Atualmente, em parceria com a Associação Fala Mulher, a Utopiar colabora com a capacitação de mulheres em casas abrigo e centros de defesa. Através dessas atividades, elas resgatam a auto-estima e geram renda para que possam exercer o protagonismo de suas vidas e de fato seguir em frente.

Uma de nossas beneficiárias na nossa oficina de bordado

 

Como resultado dessas atividades são produzidas lindas roupas e acessórios. Através da venda dessas peças, a utopiar alcança a sustentabilidade financeira e viabiliza a continuidade de suas atividades. No desenvolvimento de seus produtos, a utopiar busca minimizar o impacto negativo sobre o meio-ambiente, orientada pelos princípios da sustentabilidade e da economia circular.

Por buscar atender ao tripé da sustentabilidade (social, ambiental e financeiro), a utopiar é um exemplo de negócio social e atende às dimensões citadas pelo Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social publicado pela aceleradora Artemísia.

Quais são as dimensões de impacto social?

Segundo o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social da Artemísia, existem cinco dimensões do impacto social:

  1. Diminuem Custos de Transação: oferecem produtos que eliminam barreiras de acesso a bens e serviços essenciais.
  2. Reduzem condições de vulnerabilidade: produzem e oferecem produtos que facilitem a proteção de bens conquistados e a antecipação ou prevenção de riscos futuros, como saúde, trabalho, seguros de vida e entre outros.
  3. Ampliam possibilidades de aumento de renda: oferecem um aumento das oportunidades de emprego estável ou na melhoria das condições de trabalho do microempreendedor. 
  4. Promovem oportunidades de desenvolvimento: promovem oportunidades para que pessoas vulneráveis (social ou financeira) fortaleçam seu capital humano e social.
  5. Fortalecem a cidadania e os direitos individuais: oferecem produtos e serviços essenciais para uma qualidade de vida digna.

A moda como impacto social

Agora que você sabe o que são negócios de impacto social e entende como a Utopiar atua, você também pode contribuir para que cada vez mais mulheres ressignifiquem histórias de violência doméstica. 

Ao adquirir e consumir produtos de empreendimentos que atuam em iniciativas sociais, você contribui para o desenvolvimento de cada iniciativa e de todo o ecossistema.

Vamos todos usar a moda e o consumo de forma positiva e consciente.

Conheça os produtos da Utopiar e veja mais sobre o impacto positivo que ela causa na vida de muitas mulheres e de seus filhos. 

Prontinho! Agora é só usar o cupom PRIMEIRACOMPRA ao finalizar seu pedido :)