UTOPIAR CIRCULAR

Nascemos para resolver um grande problema social e, sempre que possível, buscamos minimizar nossos impactos sobre o meio-ambiente. Os princípios da sustentabilidade e da economia circular fazem parte do nosso DNA e chegam aos nossos produtos de diversas formas. 

Todas nossas peças são feitas em colaboração com mulheres superando a situação de violência doméstica e temos como objetivo aumentar a quantidade de produtos que atendem a todas as etapas previstas no modelo circular.

Os produtos que fecham o ciclo descrito abaixo são identificados pelo selo “utopiar circular”

 

 

Conheça abaixo o ciclo completo

  • Definição dos processos e tecidos 
  •  

    1.1 Tecido certificado ou orgânico - O algodão orgânico consome 91% menos água em seu ciclo de vida em comparação ao algodão convencional. Este tipo de produção não utiliza pesticidas ou fertilizantes sintéticos, preservando assim a saúde do solo, de quem trabalha na plantação, de quem veste o tecido e do meio ambiente. A certificação Standard 100 by OEKO-TEX é um programa mundialmente reconhecido de comprometimento ecológico e com a saúde humana, que comprova, por meio de testes certificados, a ausência de substâncias nocivas em artigos têxteis

     

    1.2 Tecido reutilizado - Os recursos naturais usados na produção dos tecidos são utilizados por um período mais longo, colaborando para a manutenção do estoque de recursos naturais

     

  • Costura por oficina terceirizada
  •  

    2.1 Vistoria direta utopiar ou através de certificadoras+ Salários justos e condições de trabalho adequadas+ Planejamento para redução da perda de tecido no corte da peça

     

  • Tingimento e bordado (Fazer esse texto em meia largura da página. ao lado dele, colocaremos uma foto)
  •  

    3.1 Feitos à mão por mulheres que estão superando a situação de violência doméstica

     

    3.2. Sem desperdício de água. A indústria tradicional costuma consumir aproximadamente 50 litros de água para cada quilo de tecido tingido (cerca de 5 camisetas). Desenvolvemos uma técnica que zera o desperdício de água e é feita a partir de produtos certificados OEKO-TEX

     

  • Aluguel ou venda
  •  

    4.1 Nossos produtos são seguros para a pele e não liberam microfibras plásticas no meio-ambiente

     

  • Conserto ou reforma
  • 5.1 O aumento da vida útil do produto reduz o volume de recursos naturais extraídos para a produção de novos itens

     

    5.2 Tecido para reciclagem:  Através da reciclagem, o produto pode ser transformado em um novo item, reduzindo assim, o grande volume de tecidos que poluem o meio ambiente quando acabam em lixões e aterros sanitários

     

    PESSOAS  

    Além de levarmos oportunidade de trabalho às mulheres que estão superando a situação de violência doméstica, respeitamos e valorizamos todas as pessoas envolvidas em nossa rede de produção. 

     

    Para que toda nossa rede se beneficie pelo trabalho realizado, pagamos valores justos de mercado aos nossos fornecedores e verificamos suas condições de trabalho.

     

    MEIO-AMBIENTE  

     

    Sempre que possível, pautamos nossas escolhas de processos e matérias-primas pelos princípios da sustentabilidade e da economia circular. 

    Desenvolvemos uma técnica de tingimento que zera o desperdício de água, o que atualmente é um grande gargalo para a indústria, que consome em média 50 litros de água para tingir um quilo de tecido (o equivalente a cinco camisetas).

    As peças identificadas como “utopiar circular” são feitas a partir de tecidos certificados ou algodão orgânico. O certificado OEKO-TEX garante a utilização de produtos e químicas que são comprovadamente seguras e o algodão orgânico, que não usa fertilizantes e pesticidas sintéticos em sua produção,  consome 91% menos água em seu ciclo de vida em comparação ao algodão convencional. 

    Nos responsabilizamos por todo o ciclo de vida de nosso produto. Usamos sobras de tecidos em nossas coleções e embalagens e, quando não é possível nenhuma forma de reaproveitamento, encaminhamos para reciclagem.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Prontinho! Agora as novidades irão até você ;)