FAQ – utopiar
  • Sobre a utopiar

  • 1.1 O que é a utopiar?

    A utopiar é uma loja online de roupas femininas, todas de fabricação própria e com responsabilidade socioambiental. Capacitamos e trabalhamos com mulheres que estão superando a situação de violência doméstica em centros de defesa e casas abrigo para que tenham uma fonte de renda, resgatem a auto-estima, se preparem para o mercado de trabalho e exerçam o protagonismo de suas vidas.

    1.2 Como funcionam as oficinas de capacitação e produção

    Trabalhamos em parceria com a Associação Fala Mulher, uma organização não governamental que acolhe mulheres que estão superando a situação de violência doméstica. Em seus centros de defesa, a Fala Mulher oferece apoio jurídico e psicológico e, quando necessário, a casa abrigo oferece casa e alimentação para as mulheres e seus filhos. 

    Todas as semanas, realizamos oficinas presenciais e virtuais, onde ensinamos novas técnicas de tingimento e bordado e levamos todos os materiais necessários para a capacitação e a produção. Cada mulher escolhe quantas peças quer fazer para a semana seguinte de acordo com seu interesse e disponibilidade. 

    Nossas beneficiárias não têm nenhum custo de material ou equipamento e são remuneradas pela produção entregue. O risco do estoque e os custos de venda são inteiramente da utopiar. 

    Além da capacitação e geração de renda, as oficinas são muito importantes para o resgate da auto-estima, pois as mulheres se percebem capazes de aprender novas técnicas e criam novos vínculos de amizade. Nossas oficinas são espaços seguros para conversarmos sobre nossas histórias, medos e sonhos e nos fortalecermos enquanto pessoas e grupo. 


    As oficinas acontecem com mulheres em Centros de Defesa e Abrigos Sigilosos, onde elas já se encontram seguras e recebendo apoio jurídico, médico e psicológico. Levamos todos os materiais necessários para a execução, como tintas, recipientes, agulhas, linhas, elásticos, enfim, elas não possuem nenhum gasto com materiais. Geralmente, trabalhamos com mais de um grupo de mulheres por vez e encontramos cada grupo uma vez por semana, durante cerca de 2h. Nestes encontros, elas aprenderão as técnicas necessárias e depois escolhem a quantidade de peças que gostariam de trabalhar em casa (geralmente, no máximo 10 peças). A remuneração acontece por hora trabalhada, estipulamos o tempo que cada uma das roupas leva para ser confeccionada e calculamos as peças entregues na próxima oficina.

    1.3 Por que as mulheres recebem nomes de flores?

    Por questão de segurança, cada mulher escolhe uma flor para ser seu codinome. Usamos esses codinomes para indicar quem fez cada peça e em qual história se inspirou. Também compartilhamos seus depoimentos e visões de mundo em nosso site e mídias sociais. Você pode conhecê-las aqui (hyperlink para post de blog com índice das flores)

    1.4 O que são Casas Abrigo?

    Casas Abrigo - ou abrigos sigilosos - são casas secretas para onde as mulheres vão quando correm risco de morte. Estas casas acolhem a elas e seus filhos por até 6 meses e sempre ficam em locais distantes de onde as mulheres costumavam frequentar, como suas casas e locais de trabalho; isso ocorre para que os agressores não consigam rastreá-las, preservando assim suas vidas. Quando uma mulher precisa se mudar para um abrigo sigiloso, é sempre um processo muito difícil. Ela sai de casa e não conta para ninguém para onde está indo (nem mesmo à família ou amigos), entrega seu celular para a assistente social e segue diversas regras e restrições definidas pelo abrigo para garantir a segurança e o sigilo dela e da casa.  

    Como uma de nossas flores, a Girassol, uma vez disse: “eu não entendo porque eu preciso estar aqui, presa, sem poder sair, e ele está lá fora, solto e se divertindo. Não é justo.” E não é mesmo. Mas é uma medida que realmente tem salvado muitas vidas.

    Abrigos Sigilosos são casas secretas para onde as mulheres vão quando correm risco de feminicídio. Estas casas acolhem a elas e seus filhos por até 6 meses e sempre ficam em locais distantes de onde as mulheres costumavam frequentar, como seus trabalhos, casas de familiares, suas próprias casas, entre outros; isso ocorre para que os agressores não consigam rastreá-las, preservando assim suas vidas. Quando uma mulher precisa se mudar para um abrigo sigiloso, é sempre um processo muito difícil. Ela precisa entregar seu celular para a assistente social, possui restrições fortes de sair do abrigo, não podem contar a ninguém para onde estão indo (nem mesmo à família) e quase não possuem contato com o mundo exterior. Como uma de nossas flores, a Girassol, uma vez disse: “eu não entendo porque eu preciso estar aqui, presa, sem poder sair, e ele está lá fora, solto e se divertindo. Não é justo.” E não é mesmo. Mas é uma medida que realmente tem salvado muitas vidas.

    1.5 O que são Centros de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM)?

    Centros de defesa são lugares que oferecem apoio psicológico e jurídico para mulheres que estão passando ou passaram por alguma situação de violência doméstica. Diferentemente dos abrigos sigilosos, as mulheres não passam a noite nos centros de defesa. Centros de Defesa são lugares nos quais são oferecidos todo tipo de atividade para mulheres que estão passando ou passaram por uma situação de violência doméstica, desde apoio jurídico, médico e psicológico, até oficinas de todos os tipos. Diferentemente dos Abrigos Sigilosos, as mulheres não passam a noite nos Centros de Defesa, elas apenas vão para atividades pontuais (ou para passar o dia, espairecer um pouco da própria casa) e voltam para suas casas depois.

    1.6 Como posso contribuir com a  utopiar?

    Você pode contribuir com a utopiar através da compra de nossos produtos. Além das peças que vendemos em nosso e-commerce (hyperlink para loja), também desenvolvemos e produzimos brindes corporativos para empresas de diversos segmentos (hyperlink para página empresas).

    1.7 A utopiar é uma ONG?

    Não, a utopiar é um negócio social que nasceu com a missão de acabar com o ciclo da violência doméstica. Buscamos sempre atender ao tripé da sustentabilidade, ou seja: a sustentabilidade social, ambiental e financeira. Para tanto, seguimos alguns princípios básicos: todos nossos produtos são bordados ou tingidos por mulheres que estão superando a situação de violência doméstica; prezamos pela beleza, qualidade e durabilidade de nossos produtos; buscamos sempre reduzir nosso impacto ambiental através de matérias-primas e processos certificados além de técnicas de upcycling. 

    Em 2019, a utopiar foi um dos 22 negócios sociais do mundo selecionados para o programa de aceleração da Yunus & Youth, uma organização do Professor Muhammad Yunus, o criador do conceito de negócio social e fundador do Grameen Bank, o primeiro banco de micro-crédito do mundo. 

    1.8 Como posso entrar em contato com a utopiar?

    Queremos saber o que você pensa sobre o que estamos fazendo. Escreve pra gente? vamos@utopiar.com.br

    Em caso de dúvidas, elogios, reclamações e contato comercial, você pode entrar em contato conosco através do e-mail vamos@utopiar.com.br.


  • Trocas e devoluções

  • 2.1 A cor do meu produto veio diferente do que eu esperava.

    Sejam tingidas ou bordadas, todas nossas peças são feitas à mão. Por isso, podem ocorrer pequenas variações nas suas cores e padronagens. Porém, caso não esteja satisfeite com o seu produto, disponibilizamos a primeira troca ou a devolução gratuita. Para tanto, escreva um email para vamos@utopiar.com.br em até sete dias corridos após o recebimento do produto. 

    Todos os produtos utopiar são feitos à mão por pessoas diferentes, isso significa que as cores e os padrões variam de peça para peça. Porém, caso não esteja satisfeite com o seu produto, disponibilizamos a troca ou a devolução gratuita da primeira vez.

    2.2 Meu produto veio danificado ou diferente do que eu comprei.

    Escreva um email para vamos@utopiar.com.br em até sete dias corridos após o recebimento do produto. 

    Vamos efetuar a troca gratuita e, se necessário, também realizaremos a devolução e estornaremos o valor da compra.

    2.3 Minha roupa não me serviu. Como efetuar a troca?

    Mande um email para vamos@utopiar.com.br contando do seu problema e iremos checar a disponibilidade da grade para troca. Caso o tamanho desejado esteja esgotado, você pode devolver o produto e receber seu dinheiro de volta , ou trocar por outros produtos do mesmo valor. Não se esqueça de enviar o email em até 07 dias corridos após o recebimento do produto :)

    2.4 Meu produto está demorando mais do que o prazo estipulado para a entrega.

    Caso isso aconteça você pode entrar em contato conosco através do e-mail vamos@utopiar.com.br informando o seu caso. Vamos checar se seu endereço está correto e rastrear seu envio junto aos correios/ transportadora. . 

    3.Tive um problema no checkout ou ao finalizar a minha compra.

    No caso de problemas com checkout, pagamento e login, envie-nos uma mensagem através do ícone do whatsapp, que fica no canto inferior direito da tela, e te ajudaremos a completar a compra. Você também pode enviar um e-mail para vamos@utopiar.com.br.
    Prontinho! Agora as novidades irão até você ;)