Quem Somos – utopiar
Quem Somos

Manifesto

A utopiar nasceu de nossas inquietações e vontade de mudar o mundo. Utopiamos viver em um mundo que respeita e valoriza igualmente todos os gêneros e celebra as relações justas de trabalho. Neste lugar, todos cuidam do meio-ambiente e contribuem para o bem-estar coletivo das gerações presentes e futuras.

Guiadas por esse ideal, desenvolvemos produtos em parceria com mulheres que estão superando a situação de violência doméstica em casas abrigo e centros de defesa. Através do resgate de auto-estima e da geração de renda, elas podem exercer seu protagonismo e bancar suas próprias decisões.

Nossas escolhas de processos e matérias-primas também são orientadas pelos princípios da sustentabilidade, buscando respeitar o meio-ambiente e valorizar a mão de obra e toda rede de geração de valor.

A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.
Fernando Birri

Mulheres que se apoiam

A utopiar nasceu com o propósito de apoiar mulheres que estão superando a situação de violência doméstica.
Trabalhamos em parceria com a Associação Fala Mulher, capacitando mulheres em casas abrigo e centros de defesa. Através das nossas atividades, elas resgatam a auto-estima e geram renda para que possam exercer o protagonismo de suas vidas e de fato seguir em frente.
Fundada em 2004, a Associação Fala Mulher já atendeu mais de 25 mil mulheres vítimas de violência doméstica; acompanhou cerca de 32.000 famílias e acolheu mais de 800 pessoas, entre mulheres e filhos, em abrigos sigilosos.

“A parte mais difícil de todas é essa, levantar da cama de manhã. Mas graças a Deus hoje eu consigo arranjar motivos pra sair da cama. Depois que ele foi embora, eu comecei a sorrir de novo e meus filhos também. Eu tô aqui com a utopiar faz um mês. Hoje, como era dia de oficina, foi um dia fácil pra eu levantar da cama. Aqui nós conversamos, nós rimos e converso com outras mulheres que também passaram por isso.”

Cacto (codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias)

“Se eu pudesse dizer algo às mulheres que também sofrem com a violência psicológica, seria para elas ficarem atentas ao comportamento de seus companheiros, e que as vezes não é só uma humilhação, as vezes é uma tortura psicológica e que deve ser tratada, até porque essa tortura pode te levar à um quadro de depressão e síndrome do pânico. E que elas procurem ajuda, porque a vida tá aí pra gente viver e temos que aproveitar estes momentos.”

Cravo (codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias)

“Hoje em dia eu olho pra trás, vejo tudo que aconteceu na minha vida e falo: “caraca, eu consegui!” Nossa, é muito legal isso. Passa todo um filme na minha cabeça de tudo que eu vivi e eu choro, às vezes de felicidade, porque eu consegui sair viva dessa, eu tive essa sorte. Quando eu precisei, ninguém estava por mim. Mas graças as meninas que eu conheci aqui, minha vida mudou pra melhor. É muita história, é muita risada e muita motivação, sabe? E é maravilhoso porque a gente pensa que nunca mais vai encontrar pessoas que se importem com você.”

Lavanda (codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias)

“Meu conselho para as mulheres que estão passando por uma situação de violência é: em primeiro lugar temos que nos valorizar e sempre buscarmos ser feliz. Independente de qualquer coisa, nós temos que ser felizes. Procurar ajuda é muito importante e saber que não estamos sozinhas. Tem muita gente que faz muito pelas pessoas”.

Amor Perfeito (codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias)

UTOPIAR CIRCULAR

Nascemos para resolver um grande problema social e, sempre que possível, buscamos minimizar nossos impactos sobre o meio-ambiente. Os princípios da sustentabilidade e da economia circular fazem parte do nosso DNA e chegam aos nossos produtos de diversas formas.
Todas nossas peças são feitas em colaboração com mulheres superando a situação de violência doméstica e temos como objetivo aumentar a quantidade de produtos que atendem a todas as etapas previstas no modelo circular.
Os produtos que fecham o ciclo descrito abaixo são identificados pelo selo "utopiar circular"

Quem Somos

Conheça abaixo o ciclo completo

1. Definição dos processos e tecidos
1.1 Tecido certificado ou orgânico - O algodão orgânico consome 91% menos água em seu ciclo de vida em comparação ao algodão convencional. Este tipo de produção não utiliza pesticidas ou fertilizantes sintéticos, preservando assim a saúde do solo, de quem trabalha na plantação, de quem veste o tecido e do meio ambiente. A certificação Standard 100 by OEKO-TEX é um programa mundialmente reconhecido de comprometimento ecológico e com a saúde humana, que comprova, por meio de testes certificados, a ausência de substâncias nocivas em artigos têxteis
1.2 Tecido reutilizado - Os recursos naturais usados na produção dos tecidos são utilizados por um período mais longo, colaborando para a manutenção do estoque de recursos naturais
2. Costura por oficina terceirizada
2.1 Vistoria direta utopiar ou através de certificadoras+ Salários justos e condições de trabalho adequadas+ Planejamento para redução da perda de tecido no corte da peça
3. Tingimento e bordado
3.1 Feitos à mão por mulheres que estão superando a situação de violência doméstica
3.2 Sem desperdício de água. A indústria tradicional costuma consumir aproximadamente 50 litros de água para cada quilo de tecido tingido (cerca de 5 camisetas). Desenvolvemos uma técnica que zera o desperdício de água e é feita a partir de produtos certificados OEKO-TEX
4. Aluguel ou venda
4.1 Nossos produtos são seguros para a pele e não liberam microfibras plásticas no meio-ambiente
5. Conserto ou reforma
5.1 O aumento da vida útil do produto reduz o volume de recursos naturais extraídos para a produção de novos itens
5.2 Tecido para reciclagem: Através da reciclagem, o produto pode ser transformado em um novo item, reduzindo assim, o grande volume de tecidos que poluem o meio ambiente quando acabam em lixões e aterros sanitários

Pessoas

Quem Somos
Quem Somos
Quem Somos

Além de levarmos oportunidade de trabalho às mulheres que estão superando a situação de violência doméstica, respeitamos e valorizamos todas as pessoas envolvidas em nossa rede de produção.

Para que toda nossa rede se beneficie pelo trabalho realizado, pagamos valores justos de mercado aos nossos fornecedores e verificamos suas condições de trabalho.

Meio Ambiente

Sempre que possível, pautamos nossas escolhas de processos e matérias-primas pelos princípios da sustentabilidade e da economia circular.

Desenvolvemos uma técnica de tingimento que zera o desperdício de água, o que atualmente é um grande gargalo para a indústria, que consome em média 50 litros de água para tingir um quilo de tecido (o equivalente a cinco camisetas)

As peças identificadas como “utopiar circular” são feitas a partir de tecidos certificados ou algodão orgânico. O certificado OEKO-TEX garante a utilização de produtos e químicas que são comprovadamente seguras e o algodão orgânico, que não usa fertilizantes e pesticidas sintéticos em sua produção, consome 91% menos água em seu ciclo de vida em comparação ao algodão convencional.

Nos responsabilizamos por todo o ciclo de vida de nosso produto. Usamos sobras de tecidos em nossas coleções e embalagens e, quando não é possível nenhuma forma de reaproveitamento, encaminhamos para reciclagem.

Quem Somos

Nosso Impacto Social

  • Em 22 meses de oficinas em parceria com a Associação Fala Mulher, a utopiar
  • Já capacitou 32 mulheres em técnicas de tingimento e/ou bordado
  • Já gerou R$ 29.824 por e para estas mulheres
    (dados atualizados em 07 de abril de 2020)
  • Prontinho! Agora as novidades irão até você ;)