Quem Somos – utopiar
Quem Somos

ROUPAS QUE TRANSFORMAM VIDAS

A utopiar é muito mais do que uma marca de moda. Criamos e produzimos roupas em parceria com mulheres que estão superando situações de violência doméstica.

Ensinamos técnicas de bordado, block print e tingimento para que elas resgatem a auto-estima, gerem renda e reescrevam suas histórias.

Nossas peças são atemporais e despretensiosamente sofisticadas. Shapes versáteis e democráticos, tecidos especiais, acabamentos incríveis e detalhes feitos à mão para que cada peça seja única.

Nossas escolhas de processos e matérias-primas também são orientadas pelos princípios da sustentabilidade, buscando respeitar o meio-ambiente e valorizar a mão de obra e toda rede de geração de valor.

Desde que vim para a utopiar, tenho aprendido a bordar e a aceitar as situações que aparecem com mais calma, colocando meus sentimentos mais favoráveis a mim e aprendendo a lidar com as pessoas. Sei que tenho vários desafios pela frente, mas sei também que terei sempre pessoas a me ajudar e tenho um objetivo maior para recomeçar a sonhar.
Tulipa, codinome de uma de nossas beneficiárias

Mulheres que se apoiam

Trabalhamos em parceria com a Associação Fala Mulher e a Casa Mariás, que oferecem apoio psicológico, jurídico e abrigamento sigiloso para mulheres em situação de violência doméstica.

Oferecemos cursos de capacitação em beneficiamento têxtil para as mulheres indicadas por essas instituições com a possibilidade de integrarem nosso time de produção ao final. Durante os encontros, elas conversam, se reconhecem umas nas histórias das outras, se apoiam e formam novas relações de amizade.

Por motivos de segurança, cada mulher escolhe uma flor para ser seu codinome. Ao comprar uma peça utopiar, você sabe quem a fez e pode conhecer um pouco de sua história.

A parte mais difícil de todas é essa, levantar da cama de manhã. Mas graças a Deus hoje eu consigo arranjar motivos pra sair da cama. Depois que ele foi embora, eu comecei a sorrir de novo e meus filhos também. Eu tô aqui com a utopiar faz um mês. Hoje, como era dia de oficina, foi um dia fácil pra eu levantar da cama. Aqui nós conversamos, nós rimos e converso com outras mulheres que também passaram por isso.

Cacto, codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias

Se eu pudesse dizer algo às mulheres que também sofrem com a violência psicológica, seria para elas ficarem atentas ao comportamento de seus companheiros, e que as vezes não é só uma humilhação, as vezes é uma tortura psicológica e que deve ser tratada, até porque essa tortura pode te levar à um quadro de depressão e síndrome do pânico. E que elas procurem ajuda, porque a vida tá aí pra gente viver e temos que aproveitar estes momentos.

Cravo, codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias)

Hoje em dia eu olho pra trás, vejo tudo que aconteceu na minha vida e falo: “caraca, eu consegui!” Nossa, é muito legal isso. Passa todo um filme na minha cabeça de tudo que eu vivi e eu choro, às vezes de felicidade, porque eu consegui sair viva dessa, eu tive essa sorte. Quando eu precisei, ninguém estava por mim. Mas graças as meninas que eu conheci aqui, minha vida mudou pra melhor. É muita história, é muita risada e muita motivação, sabe? E é maravilhoso porque a gente pensa que nunca mais vai encontrar pessoas que se importem com você.

Lavanda, codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias

Meu conselho para as mulheres que estão passando por uma situação de violência é: em primeiro lugar temos que nos valorizar e sempre buscarmos ser feliz. Independente de qualquer coisa, nós temos que ser felizes. Procurar ajuda é muito importante e saber que não estamos sozinhas. Tem muita gente que faz muito pelas pessoas.

Amor-Perfeito, codinome utilizado por uma de nossas beneficiárias)

MEIO-AMBIENTE

Quem Somos
Quem Somos
Quem Somos

Sempre que possível, pautamos nossas escolhas de processos e matérias-primas pelos princípios da sustentabilidade.

Desenvolvemos uma técnica de tingimento que zera o desperdício de água, privilegiamos o uso de tecidos orgânicos, reciclados e/ou certificados e sugerimos formas para nossas clientes prolongarem a vida útil de suas peças.

Quem faz o time da utopiar

Ao ressignificar a violência que viveu aos 17 anos de idade, Renata Rizzi se descobriu empreendedora social e vem ajudando outras mulheres a reconstruir suas próprias histórias. Combinando seus estudos e experiências profissionais em comunicação, marketing e negócios, fundou a utopiar em 2017.

Com Natalia Seibel, a utopiar uniu o sonho às técnicas e práticas de gestão e eficiência. Administradora de Empresas com Pós-Graduação em Finanças, Natalia tem passagens por grandes empresas como a BRF e Vereda Educação. Há muito tempo, queria investir em um negócio com viés social. Natalia e Renata se conheceram quando a marca conquistou a aceleração da Yunus. Em março de 2020, somaram talentos, habilidades e sonhos na utopiar.
Obrigada! Aqui está o seu cupom: PRIMEIRACOMPRA. Não perca a oportunidade e venha utopiar com a gente :)