A utopiar nasceu com o propósito de cultivar relações positivas.
Os princípios da sustentabilidade e da economia circular fazem parte do nosso DNA e guiam todos os nossos processos e decisões.

Conheça abaixo o ciclo dos produtos utopiar.

ASSOCIAÇÃO FALA MULHER

Utopiar - Produção - Mulheres Trabalhando

Nossos produtos são feitos por mulheres que estão ou estiveram em situação de violência doméstica e são apoiadas pela Associação Fala Mulher.

Fundada em 2004, a Associação Fala Mulher já atendeu mais de 25 mil mulheres vítimas de violência doméstica; acompanhou cerca de 32.000 famílias e acolheu mais de 800 pessoas, entre mulheres e filhos, em abrigos sigilosos.

Através de oficinas semanais, capacitamos as mulheres da Fala Mulher na técnica do Shibori e oferecemos suporte para que se tornem microempreendedoras. Além de colaborar na geração de renda, as oficinas fortalecem os laços do grupo e elevam a auto-estima, deixando-as ainda mais preparadas para superar seus desafios.

Iniciamos nossa parceria com a Associação Fala Mulher em outubro de 2017 e, desde então:

18 mulheres

já se envolveram na produção

R$ 16.444

direcionados às mulheres e à associação.

132 horas

de oficinas ministradas

Dados atualizados em 01.09.2018

Depois de 10 anos cuidando da casa, filhos e marido, o projeto utopiar surgiu em minha vida e me fez ver que nunca é tarde para recomeçar. Hoje, além de ser mãe e esposa, sou MEI, oportunidade que surgiu com o projeto. A Cantinho da Arteira, junto com a utopiar irão crescer juntas.

F. usuária da AFM, Casa Verde.

Eu não conhecia este trabalho. Tivemos uma oficina com a Renata e Bia, e me encantei. Agradeço `a elas pela paciência e carinho com a gente. Desde então já sou apaixonada por este trabalho, onde eu me desligo de tudo quando estou fazendo.

C. usuária da AFM, Casa Verde.

COMO NOS RELACIONAMOS COM AS PESSOAS

Respeitamos e valorizamos todas as pessoas envolvidas em nossa produção.

Pagamos valores justos de mercado aos nossos fornecedores e utilizamos produtos e processos sustentáveis, a fim de preservar a saúde e o bem estar de todos.

Nossos terceirizados são vistoriados diretamente pela utopiar ou através de institutos que certificam as condições de trabalho e valores pagos, garantindo assim, que toda a nossa rede se beneficie pelo trabalho realizado.

COMO NOS RELACIONAMOS COM O MEIO-AMBIENTE

Utopiar - Produção - Meio Ambiente

A utopiar é circular! Todas as nossas escolhas de processos e matérias-primas são pautadas pelos princípios da sustentabilidade e da economia circular. Buscamos as melhores opções para o meio-ambiente, para o agricultor, para o produtor, para o nosso cliente e para toda a sociedade.

Trabalhamos com viscose certificada OEKO-TEX, que garante a utilização de produtos e químicas que são comprovadamente seguras, e com o algodão orgânico, que não usa fertilizantes e pesticidas sintéticos em sua produção, e consome 91% menos água em seu ciclo de vida em comparação ao algodão convencional. Os tingimentos vegetal e ecológico também contribuem para a saúde e bem-estar de quem produz e de quem os veste.

Nos responsabilizamos por todo o ciclo de vida de nosso produto. Usamos sobras de tecidos da indústria em nossas coleções e em nossas embalagens. Estimulamos reparos e realizamos reformas de itens usados e quando já não é possível seguir com o produto, encaminhamos para reciclagem.

NOSSOS PARCEIROS

Acreditamos em modelos de produção e comercialização que prezam pela responsabilidade e transparência. Por isto, apresentamos aqui os nossos fornecedores e parceiros.

Fala Mulher - logo

Coopnatural - logo

Cabide Mágico - logo

Intensa Especialidades Têxteis - logo

NOSSOS IMPACTOS E COMPROMISSOS

Somos pequenas! Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e queremos percorrê-lo com respeito às pessoas e ao meio-ambiente.

Por isso, comunicamos nossas ações e firmamos compromissos futuros.

Atualmente…

  • Combatemos o alto índice de violência doméstica do Brasil
  • Inserimos a utopiar no modelo circular: reutilizamos, alugamos, reparamos, reformamos e reciclamos.
  • Pautamos nossas atividades pelos requisitos das principais certificações orgânicas
  • Trabalhamos com matérias-primas e processos certificados e/ou de baixo impacto ambiental
  • Fiscalizamos toda a nossa rede de oficinas terceirizadas
  • Pagamos valores justos aos nossos fornecedores
  • Damos transparência aos nossos parceiros e empresas terceirizadas

Até dezembro de 2019, nos comprometemos a:

  • Ampliar a mensuração e divulgação de nossos impactos.
  • Evoluir continuamente para minimizar os nossos impactos negativos e maximizar os impactos positivos.